Internacionalização

Apesar de o mercado nacional ser bastante demandante com relação ao setor de Tecnologia da Informação (TI) e proporcionar certa segurança para as empresas do segmento, a não internacionalização dos serviços e produtos oferecidos significa a perda de grandes oportunidades de negócios, além de apresentar riscos. Por isso, a RIOSOFT possui sólidas iniciativas que auxiliam, principalmente, pequenas e médias empresas a serem mais competitivas e fazerem parte do mercado internacional.

As Ações Internacionais têm longo histórico na região da Península Ibérica, missões à Angola, América Latina, além de coordenação da vertical Petróleo e Gás da Softex. Além disso, foram realizados diversos seminários internacionais focados na exportação e na criação de parcerias (Brasil Outsourcing, Rio + Angola, entre outros), além da internacionalização da marca Rio Info através da realização do Rio Info Portugal e do Rio Info América (Missão Nova York), que promove a integração entre as empresas de tecnologia do Rio de Janeiro e Nova York.
imgPostInternacionalizacao

A criação da Aceleradora do Atlântico, resultado do termo de cooperação conjunta entre a RIOSOFT e a Tecmaia – Parque Tecnológico de Maia –, de Portugal, foi outra iniciativa desenvolvida com o intuito de apoiar os processos de internacionalização entre América do Sul, América do Norte e Europa. O Polo IT Buenos Aires, que promove o BAIT, e o Condado de Prince George (Prince George EDC), em Maryland, EUA, aderiram a iniciativa e, em breve, outros países também irão fazer parte do programa.

Segundo o diretor Alberto Blois, as missões internacionais representam uma oportunidade para as empresas não só exportarem, mas também se manterem no mercado nacional.

A maioria das empresas encontra dificuldades de se internacionalizar e se acomodam no mercado nacional, que de fato é grande e demandante. Mas a atitude deve ser maior. A empresa pode se internacionalizar. Do contrário ela corre o risco de vir uma avalanche de empresas de fora e a engolir. Antes que isso aconteça ela precisa fazer parte do mercado externo e articular parcerias internacionais.

Durante o ano, a RIOSOFT promove vários encontros com empresas visando capacitá-las e prepará-las para que elas tenham um bom desempenho durante essas atividades internacionais.

STAY CONNECTED