cadastrado em 20.02.2019
Usuários ativos em redes de sociais com muitos seguidores engajados são vistos como estratégicos nas ações de marketing de muitas marcas. Aqui segmentação é a palavra de ordem.
Uma crescente tendência no mercado é o uso de micro influenciadores digitais na estratégia de marketing. Eles são usuários ativos nas redes sociais que possuem, em média, de 5mil a 100mil seguidores engajados em seus perfis e, dessa forma, possuem o potencial de estabelecer parceria com marcas tornando as campanhas no meio digital mais eficazes.
Diferente dos grandes influenciadores que aparecem em comerciais de tv e revistas, os micro influenciadores são mais acessíveis e falam com um nicho mais específico que pode representar o mesmo público segmentado para o qual é voltado o produto ou serviço de uma marca.Além da capacidade de os micro influenciadores serem mais cirúrgicos no público a ser alcançado e, portanto, aumentando a taxa de conversão, eles também são perfeitos para as marcas que possuem verba reduzida para implementar ações de marketing. Muitas vezes a exposição da marca nos perfis dos micro influenciadores são feitas em troca de produtos, serviços ou por um valor significativamente menor do que se a mesma negociação fosse feita com uma grande personalidade midiática.
A coisa é séria – Uma das preocupações que a empresa precisa ter é observar se o influenciador e seu público estão de acordo com o segmento desejado. Para facilitar a vida desses empreendedores já existem empresas e plataformas especializadas em encontrar nas redes micro influenciadores que possuem seguidores com o perfil que uma determinada marca deseja.
O novo boca a boca - A micro influenciadora digital, Iruama Santana, que possui aproximadamente 10 mil seguidores através de seu blog e perfis Instagram e You Tube, todos voltados a falar de cuidados com a pele e estilo de vida. Segundo ela, o mercado não olha para os micro influenciadores como tendência, mas sim como uma realidade. “O mercado já percebeu o valor dos micro influenciadores. Temos um poder muito grande em razão da relação muito próxima com o nosso público, e isso passa verdade e transparência. Dá uma nova proporção ao antigo boca a boca. Quando falamos de um produto passamos confiança e isso ajuda muito na hora de fechar um negócio”, explicou a Iruama, que palestrou sobre esse tema durante a décima sexta edição do Rio Info, no ano passado.
Rio Info 2019 vem ai – E a décima sétima edição do Rio Info já está sendo preparada e abordará esses e outros assuntos em voga do mundo tecnologia, negócios e sociedade. Com o tema Cultura Digital, o Rio Info 2019 já tem data marcada e vai acontecer nos dias 16 e 17 de setembro, no Centro de Convenções Sulamérica, no Centro do Rio. A expectativa sobre essa edição é grande, visto que em 2018 o evento bateu todos os recordes de atividades, público e sessões de negócios. “ A cada edição fazer um Rio Info surpreendente, essa é a nossa meta”, afirmou o Coordenador Geral do Rio Info, Alberto Blois.
Para saber quando serão abertas as inscrições e qual será a programação completa do encontro, fique atento as atualizações no site www.rioinfo.com.
Assisa a entrevista de Iruama Santana durante o Rio Info 2018.
Texto: Bruno Nasser