cadastrado em 06.04.2017
O Blender é uma ferramenta 3D que oferece funcionalidades completas para modelagem, renderização, animação, pós-produção, criação e visualização de conteúdo 3D interativo.
Dirigido a profissionais e artistas desta área, o Blender pode ser utilizado para criar visualizações de espaços tridimensionais, imagens estáticas, bem como vídeos de alta qualidade, incorpora ainda um motor 3D em tempo real, que permite também a criação de conteúdo 3D interativo, para reprodução stand-alone.
Com este curso o aluno poderá conhecer as principais ferramentas deste software e aprenderá os conceitos de Box Modeling, Texturização, Iluminação, Renderização, Física e Animação. A cada final de aula será desenvolvido um pequeno projeto, fazendo com que o conteúdo dado seja fixado e aplicado a um objetivo real.
Público alvo:
Este curso de Blender se destina a qualquer pessoa que tenha interesse em aprender os conceitos básicos de modelagem, animação e finalização 3D.
Intrutor:
Carlos Eduardo (Cadunico)
Designer que utiliza somente software livre a mais de 10 anos em seus trabalhos. Já ministrou palestras, minicursos e cursos sobre recursos de softwares gráficos e produção gráfica em diversas instituições e eventos de renome no software livre como: UNESP, CONSEGI, LATINOWARE, FISL, CAMPUS PARTY, FÓRUM DE SOFTWARE LIVRE DE DUQUE DE CAXIAS, PONTÃO DA ECO – UFRJ, MARATONA DE SOFTWARE LIVRE DE VOLTA REDONDA, RIO +20, entre outros. Trabalhou como designer e consultor em software livre na subsecreteria municipal de ciência e tecnologia de Niterói, onde foi responsável pela implantação de software livre nos telecentros e no NPD (Núcleo de Produção Digital) do estado do Rio de Janeiro.
Ementa:
Aula 01 - Conhecendo o Blender Aonde baixar o software Primeiro contato com a interface Criar primitivas Comandos agarrar, escalonar e rotacionar Projeto: modelagem de uma cadeira e mesa usando primitivas
Aula 02 - Conhecento o módulo de edição Conceituando vértices, arestas e faces Formas de seleção Comando join Seleção de objetos no módulo de edição Projeto: modelagem de uma caixa de feira
Aula 03 - Comando extrude Comando face Importação de imagem de referência Box modeling Modificador solidify e subsurface Projeto: modelagem de uma caixa de comida chinesa e uma caneca de cerveja
Aula 04 - Setando para o renderizador Cycles Criando materiais opacos, translúcidos, iluminados e reflexivos Configurando oclusão de ambiente Trabalhando com nodes Criando luzes realistas Modificador bevel Dicas para uma boa renderização Projeto: texturização de uma modelagem de um tablet
Aula 05 - Criando texturas Trabalhando coordenadas de texturas Mapeamento por face Unwrap Criação e edição de keyframe na timeline Edição de keyframes no dope sheet Criação de corpos rígidos, leves e tecido Configurando colisões Projeto: criação de uma cena animada de uma mesa de dados
Serviço:
Dias: 15, 17, 19, 22 e 24 de maio
Horário: 09h a 13h
Carga horária: Módulos de 4 horas/ Curso de 20 horas
Investimento: R$ 670,00
Associados Riosoft, TI RIO, Assespro: R$ 560,00
Inscricões: inscricoes@riosoft.org.br ou ligue para (21)39745015.